- Publicidade-
InicioMinistériosMinistério das Relações ExterioresMensagem do Presidente entregue a Tshisekedi

Mensagem do Presidente entregue a Tshisekedi

O ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, entregou ontem uma mensagem do Chefe de Estado angolano, João Lourenço, ao homólogo da República Democrática do Congo (RDC), Félix Tshisekedi.

Segundo o JA, a ida do ministro Manuel Augusto à RDC, na qualidade de Enviado Especial do Presidente João Lourenço, ocorre na sequência das recomendações da Cimeira Quadripartida recentemente realizada em Luanda, que juntou os Chefes de Estado de Angola, João Lourenço, da República Democrática do Congo, Félix Tshisekedi, do Uganda, Yoweri Museveni e do Rwanda, Paul Kagame.

Na ocasião, a Cimeira de Luanda recomendou a necessidade de se privilegiar a resolução de qualquer diferendo entre os respectivos países (Uganda e Ruanda) por meios pacíficos, através dos canais convencionais e no espírito de irmandade e solidariedade africanas, bem como incumbiu a República de Angola a responsabilidade de facilitar o processo com o apoio da República Democrática do Congo.

Os Chefes de Estado condenaram a persistência de grupos armados no Leste do país que obstaculizam o processo de paz em curso e desestabilizam os países vizinhos. Ao mesmo tempo, decidiram dedicar uma atenção particular à criação de um ambiente propício para o fomento da cooperação entre os respectivos países em domínios de interesse comum, incluindo o político e o económico.

Na terça-feira, o Chefe de Estado angolano enviou duas mensagens aos homólogos do Rwanda, Paul Kagame, e do Uganda, Yoweri Museveni. O ministro das Relações Exteriores foi, igualmente, o portador das mensagens entregues em Kampala (Uganda) e Kigali (Rwanda).

A ida de Manuel Augusto ao Uganda e ao Rwanda, na qualidade de enviado especial do Presidente João Lourenço, ocorreu igualmente na sequência das recomendações da Cimeira de Luanda.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.