Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Jiu-jitsu: Cento e 50 atletas disputam 7ª edição do nacional unificado

PRATICANTES DE JIU JITSU (FOTO: ROSÁRIO DOS SANTOS)

Angop

Cento e 50 atletas das províncias do Huambo, Benguela, Bié, Cuando Cubango, Huíla, Luanda, Luanda Norte, Malange, Namibe e Uíge disputam, a partir de hoje, sexta-feira, no planalto central, a 7ª edição do campeonato nacional unificado de Jiu-jitsu, em ambos os sexos.

Tendo como palco o pavilhão multi-usos “Osvaldo de Jesus Serra Van-Dúnem”, no centro da cidade do Huambo, os combates estão a ser disputados em sete categorias de menos 40, 55, 69, 77, 85, 94 quilogramas e acima dos 94 kg, nos estilos de “fighting”, “ne weza” e “duo system”, no sistema de eliminatória individual e por equipa.

Ao intervir na abertura, o director do Gabinete da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos na província do Huambo, José Albano Canombo Manuel, apelou aos atletas no sentido de aproveitarem a competição para a promoção da harmonia social e do associativismo, olhando, acima de tudo, os adversários de ocasião como “irmãos”.

O responsável realçou que, apesar de ser um torneio de combate, o espírito de Fair Play e o respeito pelas decisões das equipas de arbitragem devem estar acima de qualquer anseio, para bem da modalidade e da competição, em particular, que encerra neste sábado.

O conjunto da província de Luanda, com seis medalhas de ouro, conquistou a edição passada, realizada na cidade de Ndalatando, província do Cuanza Norte.

Praticada em Angola por mais de três mil atletas, desde iniciados a seniores, o jiu-jitsu é uma arte marcial com origem no Japão, ainda conhecida pelas grafias japonesas: “Jiu”, como suavidade, brandura, e “jitsu”, significa arte técnica.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »