Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Trump diz que EUA podem sair da Organização Mundial do Comércio

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira (13) que o país pode abandonar a Organização Mundial do Comércio (OMC). ( © REUTERS / Leah Millis)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira (13) que o país pode abandonar a Organização Mundial do Comércio (OMC).

O presidente dos EUA disse que a organização prejudica o seu país há anos.

“Vamos sair se for necessário”, Trump disse durante um discurso na cidade de Pittsburgh, citado pela Sputnik. “Eles estão a nos ferrar há anos e isso não vai mais acontecer”.

Trump fez repetidas críticas à Organização Mundial do Comércio e chamou a instituição de uma catástrofe e desastre para os Estados Unidos.

Recentemente, Trump orientou o representante de Comércio dos EUA, Robert Lighthizer, a garantir mudanças na OMC que impediriam que países em desenvolvimento de aproveitar algumas das brechas regulatórias.

A Casa Branca escreveu em um memorando que a China e muitos outros países se denominam países em desenvolvimento, “permitindo-lhes desfrutar dos benefícios que vêm com esse status e buscar compromissos mais fracos do que aqueles feitos por outros membros da OMC”.

Logo após a publicação do memorando, Trump afirmou em um comunicado que a OMC está quebrada quando os países mais ricos do mundo afirmam ser países em desenvolvimento para evitar as regras da OMC e obter tratamento especial.

Em particular, o memorando aponta que sete das dez economias mais ricas do mundo, medidas pelo PIB per capita com base na paridade de poder de compra, afirmam actualmente o status de país em desenvolvimento: Brunei, Hong Kong, Kuwait, Macau, Qatar, Cingapura e os Emirados Árabes Unidos.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »