Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

“Ocean Viking” recolhe 350 pessoas do mar

Quatro dias, quatro operações de salvamento. Ao largo da Líbia, o Ocean Viking faz da patrulha humanitária uma missão. (DR)

Euronews

Quatro dias, quatro operações de salvamento. Ao largo da Líbia, o Ocean Viking faz da patrulha humanitária uma missão. A soma de imigrantes na embarcação das organizações Médicos Sem fronteiras e SOS Mediterrâneo já ultrapassa a lotação do barco.

Sam Turner, chefe da missão de resgate da organização Médicos Sem Fronteiras, diz que já foram resgatadas 350 pessoas – mais 100 do que a lotação máxima do navio. Imigrantes que procuram um porto seguro, mas até agora, apenas a Líbia aceitou o desembarque e nenhuma das pessoas resgatadas ao mar quer voltar atrás.

“Sem dúvida, a situação agora vai ficar cada vez mais apertada, porque estamos a recolher mais pessoas dos resgates e vai ser absolutamente crucial conseguirmos desembarcar estas pessoas em segurança o mais depressa possível,” reconhece Sam Turner.

O Ocean Viking está proibido pelo governo italiano de navegar na zona marítima de Itália. Até ao momento, não há acordo dos países da União europeia para distribuir estes imigrantes, nem sequer há um país europeu voluntário para coordenar a operação. A Comissão Europeia diz não ter competência para o efeito.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »