Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Negociações dos EUA com os Talibãs terminam sem acordo

(Reuters)

Negociações para um pacto que permitiria que os Estados Unidos encerrassem a sua guerra mais longa e retirassem tropas do Afeganistão terminaram nesta segunda-feira, sem que um acordo tenha sido atingido, com negociadores dizendo que consultarão os seus líderes para os próximos passos.

Realizada no Qatar, a negociação trazia esperanças de um acordo que permitisse que as tropas norte-americanas deixassem o país em troca de uma promessa dos Talibãs de que o Afeganistão não seria usado por militantes islâmicos como uma base para planear ataques no exterior.

De acordo com a Reuters, os EUA pressionam para um acordo com os Talibãs em outros dois elementos de longo alcance: como partilha do poder com o actual governo afegão apoiado por Washington e um cessar-fogo.

A oitava rodada de conversas, que começou a 3 de Agosto e foi focada em detalhes técnicos, foi encerrada nas primeiras horas, de acordo um porta-voz dos Talibãs Zabihullah Mujahid.

“Prolongamos a nossa reunião com a esperança de atingir um acordo de paz, mas não conseguimos”, disse um membro da equipe de negociação dos Talibãs no Qatar. “Discutimos uma série de questões e desenvolvemos um consenso em algumas delas, mas não conseguimos chegar a uma conclusão”, afirmou o membro da delegação, que se recusou a se identificar.

Os negociadores norte-americanos demandam que os Talibãs anunciem cessar fogo e iniciem conversas directas com o governo de Cabul, disse a autoridade do Talibã.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »