Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Líder supremo do Irão declara apoio aos rebeldes Houthis no Iêmen

A televisão estatal do Irão reportou que o líder supremo do país, o aiatolá Ali Khamenei, declarou apoio ao rebeldes Houthi no Iêmen. (© AP Photo / Office of the Iranian Supreme Leader)

A televisão estatal do Irão reportou que o líder supremo do país, o aiatolá Ali Khamenei, declarou apoio ao rebeldes Houthi no Iêmen.

Segundo publicou a agência AP, citada pela Sputnik, Khamenei se encontrou com o porta-voz do movimento Ansalarah, Mohammad Abdul Salam. O Ansalarah é também referido como Houthi. O encontro entre ambos aconteceu em Teerão nesta terça-feira (13).

Khamanei afirmou que a Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos e seus apoiantes, pretendem fracturar o Iêmen. Segundo ele, o Iêmen “deve se manter firme contra a conspiração”, conforme citou a AP.

Uma coligação liderada pela Arábia Saudita, que inclui forças dos Emirados Árabes Unidos, tem combatido as forças do movimento Houthi na região norte do Iêmen desde 2015. A coligação realiza incursões em apoio ao presidente iemenita, Abdel Rabbo Mansour Hadi.

O Iêmen é um dos países árabes mais pobres do mundo e segue devastado pelo conflito. A crise humanitária no país levanta preocupação da Organização das Nações Unidas (ONU). O conflito iemenita também é visto como uma guerra de procuração entre Irão e Arábia Saudita.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »