Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Delegações desportivas escolares chegam a Luanda

(Legenda da Imagem | Reuters)

As delegações desportivas, participantes da X edição dos jogos escolares da região Norte, começam a chegar a partir de hoje, terça-feira, à província de Luanda.

A região Norte, que comporta as províncias de Luanda, Bengo, Zaire, Uíge e Cabinda, realizará de 14 a 21 de Agosto, em vários recintos desportivos da capital, as partidas nas modalidades de basquetebol, futebol, voleibol, ginástica e atletismo convencional e adaptado.

Sob o lema ”Desporto Escolar uma Ferramenta de Formação da Criança para a Sociedade Justa de Igualdade e Fraternidade“ o evento albergará mais de 588 participantes, entre atletas dos 15 aos 18 anos e treinadores.

Em declarações à Angop, o porta-voz do evento, Abraão da Costa, que falava à margem da reunião da comissão organizadora dos jogos zonais escolares, explicou que as delegações serão acomodadas nas escolas da cidade do Kilamba e em alguns hotéis da capital.

Quanto a seleção dos participantes, disse que anualmente são realizados jogos a nível da província, para o apuramento das melhores equipas que são alinhadas para os jogos inter-regionais e posteriormente para os nacionais .

Para administradora municipal de Belas, Mariana Francisco, que falava no fim do encontro, todas as condições de acomodação estão garantidas, a segurança policial, o fornecimento de energia e água, tanto nas instituições de alojamento como nos campos, onde decorrerão os jogos.

De acordo com ela, foram criadas a nível do município anfitrião comissões que assegurarão o funcionamento total do referido evento escolar.

Os Jogos Zonais Norte é realizado anualmente, numa parceria entre o Ministério da Educação e os Governos das províncias e visa possibilitar a identificação de talentos desportivos, desenvolver o intercâmbio sociocultural, assim como contribuir para o desenvolvimento integral da criança.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »