Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Casos de sarna aumentam no Cunene

(RFI)

Angop

Quatrocentos e 16 novos casos de escabiose, doença conhecida popularmente por sarna, foram registadas na província do Cunene, de Janeiro a Julho deste ano, o que representa 199 casos a mais em relação ao igual período anterior.

A informação foi avançada hoje (terça-feira) pelo chefe do Departamento de Saúde Pública e Controlo de Epidemias do Cunene, Félix Belarmino, referindo que o aumento de deveu-se ao consumo de água imprópria e alimentação precária, situação motivada pela seca que assola a província desde Outubro de 2018.

Para inverter o quadro, decorre uma campanha de sensibilização nas zonas rurais para que a população melhore a higiene pessoal, tratar a água para beber e cuidado do local de residência, disse.

A sarna é uma doença parasitária causada pelo ácaro sarcoptes scabiei. É contagiosa, transmitida pelo contacto directo interpessoal ou através do uso de roupas contaminadas.

Cunene conta com uma rede hospitalar composta por 146 unidades sanitárias, asseguradas por 77 médicos e 946 enfermeiros.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »