Euronews
Um esconderijo de espiões, utilizado pelos antigos serviços secretos jugoslavos na era do comunismo, foi descoberto num hotel da Eslovénia.
Nikola Simic, especialista em telecomunicações, explicou à euronews a importância da descoberta.
“Este equipamento foi usado para coordenar certas ações militares, para recolher informações no terreno onde talvez estivesse o inimigo, ou algo do género. E também foi usado como meio de comunicação entre os altos funcionários do governo, políticos, proteção civil e militares”.
A sala de vigilância foi encontrada em 2016, durante os trabalhos de renovação do Hotel Jama, situado na região da Caverna de Postojna. Marjan Batagelj, diretor do Hotel, sublinha que o local foi um ponto estratégico para a antiga Jugoslávia.
“Era a rota mais fácil entre a Europa Ocidental e o Leste. A caverna de Postojna foi um dos locais mais visitados da Europa Oriental. Alguns estadistas vieram cá e muitos turistas. Havia muita informação disponível”.
Um autêntico cenário de um filme de espiões. Botões, cabos e quadros elétricos usados para transferir chamadas ou reportar movimento inimigo. Um esconderijo que agora é visitado pelos turistas da Caverna de Postojna, na Eslovénia.