Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Candidato conservador ganha eleições presidenciais na Guatemala

(© AFP 2019 / Orlando Estrada)

Sputnik

Alejandro Giammattei, do Partido Vamos, venceu o segundo turno das eleições presidenciais que disputou com a ex-primeira-dama Sandra Torres, declarou neste domingo o Supremo Tribunal Eleitoral do país.

Anteriormente, o Supremo Tribunal Eleitoral (STE) do país informou que Alejandro Giammattei liderava depois que mais de 58% dos votos foram contados.

Giammattei recebeu 58,54% dos votos. Sua concorrente, Sandra Torres, ex-esposa do ex-presidente Álvaro Colom, que governou o país entre 2008 e 2012, do social-democrata Unidade Nacional da Esperança, ficou com 41,46% das preferências.

No primeiro turno, realizado no dia 16 de junho, a situação foi oposta. Torres liderou o pleito com cerca de 26%. Giammattei ficou em segundo lugar com 14%.

Entre 2006 a 2008, Giammattei actuou como director do sistema penitenciário do país.

O novo presidente prometeu combater a corrupção e a impunidade assim que assumir o cargo.

“Desde o primeiro dia vou lutar contra a corrupção, a violência e o desemprego, que até hoje são os três grandes males que afectam a Guatemala”, disse Giammattei, citado pela EFE.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »