Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

“Acredito no diálogo”, diz Maduro após congelar negociações com oposição

Nicolás Maduro, com baixa popularidade, conta com o apoio dos militares, da Rússia, China e Cuba para seguir no poder (Venezuelan Presidency/AFP / HO)

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, disse neste sábado que está “preparado para chegar a acordos” com a oposição, a poucos dias de congelar o diálogo mediado pela Noruega.

“Eu acredito no diálogo político, social, económico, porque acredito na palavra”, disse o mandatário no seu discurso durante um protesto em Caracas contra o bloqueio comercial que os Estados Unidos impôs há quase uma semana ao governo socialista, citado pela AFP.

“Em um diálogo entre partes é preciso ceder sempre”, continuou. “Digo ao mundo e digo ao nosso povo, estamos preparados para dialogar, para chegar a acordos, mas com respeito à Venezuela. Se não houver respeito, haverá protesto, haverá luta”.

Maduro não disse que retomaria as negociações em Barbados, que suspendeu na quarta-feira, horas antes de uma nova jornada de negociações entre sua delegação e a do líder opositor Juan Guaidó, reconhecido pelos Estados Unidos e meia centena de países como presidente encarregado da Venezuela.

O presidente venezuelano disse acreditar que “esse conflito histórico se resolve com diálogo e paz, com respeito à Constituição, com respeito ao povo”. “Nós estamos acostumados a respeitar o diálogo, sabemos chegar a acordos e sabemos cumprir os acuerdos, escrupulosamente”, acrescentou.

O mecanismo de diálogo, que começou em maio, busca resolver a pior crise da história recente da Venezuela.

Na sexta-feira, 2 de Agosto, após o último dia de diálogo, ambas as partes mostraram seu compromisso em buscar uma “solução acordada e constitucional”.

Segundo Maduro, após essa reunião, a delegação de Guaidó “se comprometeu” a ir a Washington para “exigir” a suspensão de todas as sanções contra a Venezuela.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »