Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

PR “abre as portas” para os empresários do Gana

(DR)

O Presidente da República, João Lourenço, garantiu, nesta sexta-feira, em Luanda, que Angola tem as portas abertas para os empresários do Ghana, mas recomendou acções concretas para o reforço da cooperação bilateral.

De acordo com a Angop, ao intervir na abertura das conversações bilaterais, o Chefe de Estado disse que Angola tem interesse de intensificar a cooperação nos domínios da educação, ensino superior, cultura e ciência.

João Lourenço quer também relações fortes nos sectores da agricultura, saúde, turismo, cultura e desporto com o Ghana, com quem Angola tem relações de cooperação desde Fevereiro de 1981.

Na sua intervenção, o estadista angolano defendeu a contínua reforma da União Africana e a estabilização do continente africano, solicitando atenção especial à situação política na Líbia, RD Congo e República Centro Africana.

Noutro domínio, o Presidente angolano considerou necessário que as lideranças africanas apostem forte na juventude, proporcionando-a mais oportunidades.

Angola e Ghana assinaram, em 2010, dois instrumentos jurídicos relativos à cooperação bilateral, designadamente o Acordo Geral de Cooperação Económica, Científica, Técnica e Cultural e o Memorando de Entendimento sobre Consultas Permanentes entre os Ministérios das Relações Exteriores de ambos os países.

Na ocasião, os dois países escolheram como áreas prioritárias para a cooperação os sectores dos petróleos e gás, energia, comércio e indústria, agricultura, educação, desenvolvimento de infra-estruturas, sector empresarial privado, gestão ambiental, ciência e tecnologia e combate ao crime organizado transnacional.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »