Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Detido ex-Presidente do Quirguistão

As forças de segurança do Quirguistão prenderam o ex-Presidente Almazbek Atambayev. (DR)

As forças de segurança do Quirguistão prenderam o ex-Presidente Almazbek Atambayev.

A detenção desta quinta-feira aconteceu após a tentativa fracassada do dia anterior, onde morreu um elemento das forças especiais e provocou dezenas de feridos, entre os apoiantes do ex-Presidente e os agentes da autoridade envolvidos na operação.

Momentos antes de ser detido, escreve a Euronews, Atambayev reuniu os seus partidários e incitou-os a realizarem protestos indefinidos.

O ex-Presidente dizia querer apenas uma coisa das autoridades, que começassem a “cumprir a lei”. Adiantando que, se nem para ele as leis fossem respeitadas, então “mais pessoas seriam tratadas como ovelhas”.

De acordo com os seus correligionários, o ex-Presidente rendeu-se para evitar a repetição dos confrontos violentos que se tinham registado perto da sua residência na cidade de Koi-Tash, a cerca de vinte quilómetros da capital, Bishkek.

O Ministério Público acusa Atambayev de enriquecimento ilícito, apropriação indevida de terras, corrupção no projecto de modernização de uma fábrica e libertação de um líder da máfia.

O Presidente do Quirguistão, Sooronbai Zheenbékov, disse que o antecessor vai responder por “crimes graves”, por resistir à autoridade e usar armas de fogo contra a polícia.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »