Portal de Angola
Informação ao minuto

Nairobi acolhe semana da dança kizomba

Kizomba', a dança angolana que conquista o mundo (DR)

A capital queniana, Nairobi, acolhe, entre os dias 16 e 18 deste mês, a Semana da Dança Kizomba, um evento promocional desta dança angolana sob organização de um grupo de jovens quenianos e sul-africanos.

Segundo o dançarino e coreógrafo queniano, Ronnie Ekessa, que lidera o projecto, escreve Angop, a Semana da Dança Kizomba em Nairobi contará com a participação de angolanos, entre os quais o Mestre Petchu (professor de dança), Walter Ananaz (músico e compositor), DJ Jó Costa, Manuel Kanza, Bonifácio Aurio, para além de artistas de outros países.

Ronnie Ekessa apaixonou-se pela dança Kizomba/Semba, em 2008, e desde então trabalha na sua divulgação, no Quénia, por considerá-la património cultural africano.

Em 2012, Ronnie Ekessa criou o Distrito de Kizomba, uma organização comunitária, e uma escola orientada para o ensino da dança Kizomba e africana, situada no centro de Nairobi.

Oferece uma plataforma para o aprendizado da Kizomba, Semba, Kuduro, Chakacha, Afro-House e outras danças tradicionais africanas.

Ronnie Ekessa pretende usar a dança Kizomba como um instrumento cultural de inclusão social, onde as pessoas são tratadas de forma igual e defende a ideia de que o maior festival da Kizomba deveria realizar-se em África e não fora do continente como vem acontecendo.

Para abordar a realização do evento, os jovens foram recebidos, na segunda-feira, pelo embaixador de Angola no Quénia.

O diplomata aproveitou o encontro para incentivar os promotores do evento à disseminarem a mensagem de que a Kizomba é uma dança originária de Angola, sendo, por isso, um património que deve orgulhar todos os africanos pela sua actual dimensão mundial, desempenhando o papel de unificador de povos de diferentes origens sociais.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »