Portal de Angola
Informação ao minuto

Basquetebol: Eduardo Mingas perto de feito africano

Eduardo Mingas perto de feito continental (Foto: Antonio Escrivao)

O poste angolano Eduardo Mingas será o primeiro africano a participar em cinco campeonatos do mundo de basquetebol, quando a selecção nacional disputar a 18ª edição do evento FIBA, de 31 de Agosto a 15 de Setembro, na China.

Este feito do atleta de 40 anos de idade, 1,98 m e 106 kg, explica Angop, só foi alcançado pelo extremo-base brasileiro Marcelo Machado, e pelo extremo-poste porto-riquenho Daniel Santiago.

Natural de Saurimo, Província da Lunda Sul, Mingas participou pela primeira vez numa prova do género em 2002, em Indianápolis (Estados Unidos da América), seguindo-se as edições de Saitama (Japão), em 2006, Kayseri (Turquia), em 2010, e Las Palmas de Gran Canária (Espanha), em 2014.

No seu currículo profissional, o jogador, com passagens pelas principais equipas do país, conquistou, no Interclube, dois troféus de MVP (jogador mais valioso), em 2000 e 2005.

No Petro de Luanda, ergueu dois títulos de campeão nacional, duas Taças de Angola, uma Supertaça Wlademiro Romero e uma Taça dos Clubes Campeões Africanos, no período de 2006-2010.

No Recreativo do Libolo (2013-2015), três campeonatos nacionais, igual número de Taças de Angola, duas Supertaças Wlademiro Romero e uma Taça dos Clubes Campeões Africanos.

No 1º de Agosto, clube onde joga actualmente, ganhou este ano um campeonato nacional e uma AfroLiga, nesta última prova também foi considerado o MVP.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »