Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Maternidade da Lunda Sul carece de especialista em neonatologia

A maternidade provincial da Lunda Sul carece de especialista de neonatologia para assistir os bebés que nascem na unidade, informou hoje, terça-feira, a directora da instituição, Guilhermina Pereira. (DR)

A maternidade provincial da Lunda Sul carece de especialista de neonatologia para assistir os bebés que nascem na unidade, informou hoje, terça-feira, a directora da instituição, Guilhermina Pereira.

Noenatoligista é o especialista que participa do parto e analisa o estado geral do recém-nascido, como respiração, frequência cardíaca, movimentos, tônus muscular e o acompanha nos primeiros dias de vida.

Em declarações à Angop, a responsável acrescentou que tendo em conta o número de crianças que nascem na unidade é necessário um especialista nesta área para melhor assistência ao recém-nascido.

Dados disponíveis indicam que durante o primeiro semestre do corrente ano foram registados dois mil e 186 partos, destes 60 resultaram em nados mortos.

Foram igualmente registados 348 partos em adolescentes, com idades compreendidas entre 13 aos 17 anos de idade, contra os 602 em igual período homólogo de 2018.

Guilhermina Pereira afirmou que na falta deste especialista, os médicos clínicos gerais e pediatras fazem minimamente o trabalho do neonatologiasta.

Sem revelar números, Guilhermina Pereira fez saber que a unidade necessita de instrumentista, para facilitar as cirurgias.

A maternidade provincial da Lunda Sul presta serviços de banco de urgência, vacinação e partos. Possui 28 camas, 73 enfermeiros, seis médicos, destes, dois ginecologistas e quatro clínicos gerais.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »