- Publicidade-
InicioMundo LusófonoBrasilApenas quatro estados do Brasil esclareceram metade dos homicídios dolosos registrados

Apenas quatro estados do Brasil esclareceram metade dos homicídios dolosos registrados

Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo são os únicos Estados do Brasil que esclarecem mais da metade dos homícidios dolosos que registraram. O dado é de pesquisa do Instituto Sou Paz.

De acordo com a Sputnik, o levantamento classifica o homícidio doloso esclarecido como aquele no qual pelo menos um agressor foi encaminhado para a justiça criminal no mesmo ano em que o crime ocorreu ou no ano seguinte.

Em 2016, os Estados com os piores indíces de resolução de homícidios foram Piauí (23,6%) e Pará (10,3%). Já os melhores foram Mato Grosso do Sul (73,2%), Santa Catarina (69,5%), Rio Grande do Sul (58,4%) e São Paulo (50,8%).

Nove estados apresentaram respostas incompletas ou inconsistentes ao pedido de informações do Instituto Sou da Paz, quatro deram respostas negativas e dois não responderam às solicitações de informação.

“Permitir que homicidas permaneçam impunes incentiva a reincidência, abala a credibilidade das instituições e alimenta a insegurança e o medo da população”, afirma Ivan Marques, diretor-executivo do Instituto Sou da Paz. “O Estado precisa priorizar a investigação de assassinatos no Brasil e dar respostas às milhares de pessoas que perderam familiares e amigos assassinados nos últimos anos”, diz.

Segundo o Atlas da Violência, 65.602 pessoas assassinadas em 2017 no Brasil e 75,5% das vítimas de homicídios eram negras.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.