- Publicidade-
InicioDestaquesOitocentas crianças estudam debaixo das árvores

Oitocentas crianças estudam debaixo das árvores

Oitocentas crianças do ensino primário da escola Missão Feminina afecta a Igreja Católica estudam debaixo das árvores devido a carência de salas de aulas, no município de Saurimo (Lunda Sul), informou quinta-feira, nesta cidade, o director do Gabinete provincial da Educação, Prefeito Candondolo.

O município de Saurimo conta com 156 escolas, onde estudam 133 mil e 723 alunos, e que são asseguradas por mil e 523 professores.

Em declarações à Angop, o responsável explicou que tal situação deve-se pelo facto da paralisação das obras de ampliação da escola Missão Feminina com 13 salas de aulas, a cerca de cinco anos, está na origem deste triste episódio, visto que o número de salas existente é insuficiente para atender a necessidade dos alunos matriculados da iniciação ao ensino primário.

Perfeito Candondolo disse que a província necessita, pelo menos, 144 novas salas de aulas para responder a demanda no sector.

Para reverter o actual quadro, o responsável informou que o sector da Educação está trabalhar com o governo provincial da Lunda Sul, administrações municipais e com parceiros, no sentido de materializarem alguns projectos de construção de mais escolas.

Fez saber que no âmbito do Programa de Investimentos Públicos, para o ano de 2019, estão em construção 117 salas de aulas, num total de nove escolas, no município de Saurimo nos bairros Luar, Txizainga, Sassamba, Camahundu, Manauto e Santo-António, na localidade do Biula (Dala), assim como na comuna do Muriege (Muconda), com vista a acomodar melhor os alunos e inserir mais crianças no sistema de ensino.

Neste ano lectivo foram matriculados 185 mil 767 alunos, dos quais 134 mil e 741 no ensino primário, 31 mil no I ciclo, 19 mil no II ciclo, que estudam em mil e 596 salas de aulas e assegurados por quatro mil e cinco professores.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.