InicioDestaques"Miau" substitui Chivukuvuku no Conselho da República

“Miau” substitui Chivukuvuku no Conselho da República

André Gaspar Mendes de Carvalho “Miau”, presidente da coligação Convergência Ampla de Salvação de Angola (CASA-CE), foi designado membro do Conselho da República, nos termos da alínea f) do nº 2 do artigo 135º da Constituição da República de Angola.

Em decreto, que o Jornal de Angola teve acesso, assinado pelo Presidente da República, João Lourenço, refere que André Gaspar Mendes de Carvalho integra o Conselho da República no sentido de se adequar a composição deste órgão colegial consultivo do Chefe de Estado, tendo em conta as alterações verificadas na presidência da CASA-CE.

O Conselho da República é constituído pelos presidentes dos partidos políticos e das coligações políticas representados na Assembleia Nacional que, por inerência de funções, são membros do Conselho da República, nos termos da alínea 1 do nº 2 do artigo 135º da Constituição da República.

Perfil

André Gaspar Mendes de Carvalho “Miau” assume a presidência da CASA-CE desde 9 de Março de 2019. Natural do Lubango, província da Huíla, 67 anos, “Miau” é um dos filhos do escritor e nacionalista Agostinho Mendes de Carvalho “Uanhenga Xitu”.

General na reserva, entre 1976 e 1980 foi chefe Comissário Político da Direcção Política das Forças Armadas Populares de Libertação de Angola (FAPLA) na Frente Sul.

Entre 1980 e 1986, assumiu a chefia da Direcção Política da Marinha de Guerra Popular de Angola. Mais tarde, em 1986 e 1987, foi Comissário Político das FAPLA na Frente Leste.

De 1987 a 1990, foi chefe da Direcção Política Nacional do Ministério do Interior. Entre 1991 e 1999, exerceu funções de adido da Defesa de Angola nas Repúblicas do Zimbabwe e Moçambique.

O almirante esteve, entre 1999 e 2011, à frente da Direcção Nacional de Relações Internacionais do Ministério da Defesa de Angola. Um ano depois co-fundador do projecto político CASA-CE, através do qual foi eleito deputado pelo ciclo nacional.

Durante os dois últimos mandatos foi presidente do grupo parlamentar da CASA-CE. Na Assembleia Nacional é membro da 2ª Comissão que trata da Defesa, Segurança, Ordem Interna, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria.

André Gaspar Mendes de Carvalho substituiu o primeiro presidente da coligação CASA-CE, Abel Chivukuvuku.

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.