- Publicidade-
InicioAngolaPolíticaEmbaixador recebe angolano do Instituto de Medicina Tropical de Lisboa

Embaixador recebe angolano do Instituto de Medicina Tropical de Lisboa

O embaixador extraordinário e plenipotenciário de Angola em Portugal, Carlos Alberto Fonseca, recebeu ontem em audiência o Dr. Filomeno Fortes, recém-eleito, por unanimidade, presidente do Instituto de Higiene e Medicina Tropical de Lisboa, escreve a Angop.

Na oportunidade, o médico Filomeno Fortes deu a conhecer alguns aspectos do seu percurso académico até chegar a este importante cargo e sublinhou a sua intenção de continuar a apoiar os projectos que tem em curso em Angola, nomeadamente no sector das licenciaturas e doutoramentos dos estudantes de doenças tropicais.

O Dr. Filomeno Fortes, internacionalmente considerado como um dos maiores especialistas mundiais em doenças tropicais e que já desempenhou vários cargos de responsabilidade em Angola, foi nomeado em 2012 secretário-geral da Federação Internacional de Doenças Tropicais, vencendo então uma disputa entre mais de dois mil candidatos oriundos de vários países do mundo.

Desta feita, o angolano, para ser eleito por unanimidade presidente do Instituto de Higiene e Medicina Tropical de Lisboa teve de vencer um concurso internacional no qual participaram numerosos especialistas em doenças tropicais provenientes de diversos continentes.

O especialista torna-se, assim, o primeiro estrangeiro a assumir, por quatro anos, a direcção da mais credenciada e antiga instituição, inaugurada em 1902, que se dedica ao estudo e ao tratamento das doenças tropicais, um facto que releva a importância do trabalho que o nosso país tem desenvolvido também no sector das ciências médicas.

De sublinhar que o Instituto de Higiene e Medicina Tropical de Lisboa coordena todos os programas de saúde a nível da CPLP, organização na qual Angola assumirá no próximo ano a presidência rotativa.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.