Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

EUA estendem sanções a Teerão e qualificam o país como ‘patrocinador do terrorismo’

(Reuters)

Segundo a Sputnik, o chefe da diplomacia norte-americana, Mike Pompeo, estendeu nesta quarta-feira as sanções impostas ao programa nuclear iraniano, segundo declarou a porta-voz do Departamento de Estado, Morgan Ortagus, escreve a Sputnik.

“O secretário Pompeo prolongou as restrições ao programa nuclear do regime iraniano. A acção ajudará a preservar o controlo sobre o programa nuclear civil do Irão, reduzirá os riscos de proliferação, limitará a capacidade do Irão de encurtar o tempo de acesso a uma arma nuclear e evitará que o regime restabeleça instalações para fins sensíveis à proliferação [nuclear]”, disse Ortagus por meio de um comunicado.

De acordo com o Departamento de Estado norte-americano, “o principal patrocinador do terrorismo no mundo continua a usar o seu programa nuclear para extorquir a comunidade internacional e ameaçar a segurança regional”, mas os EUA estão decididos no seu compromisso de negar ao Irão qualquer caminho para uma arma nuclear e de usar toda a gama de ferramentas diplomáticas e económicas para restringir as actividades nucleares de Teerão.

Antes, em carta enviada ao Congresso, a diplomacia americana anunciou a prorrogação por 90 dias das isenções que permitem que empresas europeias, russas e chinesas realizem certos tipos de cooperação civil-nuclear com o Irão.

Tais isenções, que deveriam expirar nesta quinta-feira, haviam sido objecto de acalorado debate interno, mas as autoridades dos EUA entenderam que deveriam dar mais tempo para que as empresas encerrassem suas operações, informou a ABC News.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »