Angop
O Presidente da República, João Lourenço, conferiu posse, nesta quarta-feira, ao novo embaixador de Angola na República Unida da Tanzânia, Sandro Renato Agostinho de Oliveira.
Na ocasião, numa breve declaração, o Chefe de Estado angolano referenciou as qualidades profissionais do empossado, quadro técnico do Ministério das Relações Exteriores há 19 anos.
Nomeado a 29 deste mês, Sando Oliveira foi, durante cerca de 17 anos, director do gabinete SADC do Ministério das Relações Exteriores.
João Lourenço destacou, por outro lado, a importância dos laços de amizade e de cooperação entre Angola e a Tanzânia, bem como o apoio prestado por aquele país na altura da luta de libertação de Angola nos anos 60.
No final da cerimónia, abordado pela imprensa, o embaixador Sandro de Oliveira observou que a Tanzânia, no quadro das relações políticas e diplomáticas com Angola, merece uma atenção estratégica, por ser um dos países fundador da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e pela importância da sua localização geográfica na região Austral de África.
“Vamos dinamizar as excelentes relações políticas e diplomáticas e reforçá-las ainda mais, para tirar as melhores vantagens desta cooperação”, sublinhou o diplomata.
Na segunda-feira (29), o Presidente João Lourenço empossou, igualmente, os embaixadores em Moçambique, José João Manuel, no Reino do Marrocos, Baltazar Diogo Cristóvão, na República de Cabo Verde, Júlia de Assunção Cipriano Machado, e na República Democrática do Congo (RDC), Miguel da Costa.