Portal de Angola
Informação ao minuto

Dez coisas que jamais deve contar aos colegas de trabalho

Dar opiniões sobre o chefe? Comentar a aparência de alguém? Por vezes, o melhor a fazer é mesmo ficar calado. (DR)

Dar opiniões sobre o chefe? Comentar a aparência de alguém? Por vezes, o melhor a fazer é mesmo ficar calado.

Lidar com várias pessoas num ambiente laboral pode ser um enorme desafio e exige uma capacidade de se filtrar tudo o que se diz.

Segundo avança o Notícias ao Minuto, é provável que passe mais tempo no trabalho do que em casa e que esteja grande parte do seu dia com colegas. Nem sempre é possível simpatizar com todos mas ter uma boa relação no trabalho é positivo a vários níveis. Uma relação cordial e saudável no emprego pressupõe que todas as partes se esforcem para que seja possível.

Não precisa de ser o melhor amigo dos seus colegas, basta criar um quotidiano de cooperação e simpatia profissional, e para isso há certos temas de conversa que devem ser ‘proibidos’:

Dizer mal de outros colegas ou do chefe

Mesmo que uma pessoa tenha todas as características de um bom colega de trabalho, não se deve criar intrigas ou lançar boatos no ambiente laboral. A qualquer momento esses comentários podem chegar aos ouvidos das pessoas visadas, o que pode causar um ambiente de trabalho pesado ou até culminar num despedimento.

Perguntar quanto é que alguém recebe

É indelicado perguntar a outro colega quanto recebe, apenas com o intuito de comparar os salários. Isso pode melindrar o colega e até mostrar uma certa inveja.

Partilhar detalhes íntimos e fazê-lo demasiado cedo

Por muito que se seja uma pessoa expansiva, não se deve começar a partilhar detalhes da vida pessoal, desde logo, com todos os colegas de trabalho, sob pena de estes acharem que a pessoa os está a bombardear com informação desnecessária e que em nada lhes interessa.

Dar opiniões sobre a vida pessoal

Por muito que um colega se queixe do marido, da mãe ou dos filhos, o melhor a fazer é não opinar demasiado, pois tal pode ser contraproducente. A pessoa pode estar a desabafar e até se mostrar interessada na opinião, mas tecer demasiados comentários sobre a vida pessoal pode ter o efeito contrário e colocar a pessoa à defesa.

Comentar a aparência

Por um lado, pode assemelhar-se a assédio sexual se o comentário for demasido elogioso. Por outro, se o comentário for negativo, o ambiente com aquele determinado colega nunca mais será o mesmo…

Contar detalhes da vida pessoal de outro colega

Se um colega confidenciou um determinado detalhe da sua vida pessoal, muito provavelmente só o fez por existir uma base de confiança, não quebre esse pacto.

Reclamar das tarefas que tem de cumprir

Por muito que o trabalho esteja a ser demasiado e esteja cansado, não dá boa imagem estar sempre a ser negativo e a queixar-se, sendo que isso pode sempre chegar aos ouvidos do patrão.

Falar do fim de semana ‘louco’ que teve ou que está de ressaca

Nunca e em situação alguma se pode confiar o suficiente num colega de trabalho ao ponto de se confessar que está a trabalhar de ressaca ou das aventuras demasiado íntimas do fim de semana – tal pode fazer com que pareça incompetente e irresponsável.

Contar que está à procura de outro emprego

Se esse novo emprego é apenas uma possibilidade e não é seguro, o melhor a fazer é não contar a ninguém, pois, se se constar no local de trabalho que existe essa vontade de sair, tal pode ter repercussões drásticas.

Pedir constantemente dinheiro emprestado

Pedir dinheiro para tomar um café porque num determinado dia se esqueceu da carteira, é aceitável, mas fazê-lo constantemente deve sempre ser evitado, uma vez que os colegas vão ficar com uma má imagem dessa pessoa e vão passar a comentar esse tipo de situações entre si, o que descredibiliza qualquer um.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »