InicioEconomiaLucapa volta a ter energia da rede pública

Lucapa volta a ter energia da rede pública

Vinte e sete anos depois, o município do Lucapa, na Lunda Norte, voltará dentro de dois meses a beneficiar de energia da rede pública, com a entrada em funcionamento de uma central térmica com capacidade para dois megawatts.

O município de Lucapa, com 150 mil habitantes distribuídos nas comunas de Xá-Cassau, Camissombo, Capaia e Lucapa (sede comunal), deixou de beneficiar de energia da rede pública em 1992.

De acordo com a directora municipal para os serviços técnicos no município de Lucapa, Maria Ndequenha, a referida central térmica começou a ser instalada em 2018.

O projecto prevê a instalação de 15 postos de transformação (PT) e mais de 500 postes de iluminação pública, sendo que actualmente decorre o processo de cadastramento das residências para posteriormente se efectuar os contratos.

Actualmente, os munícipes para terem energia dependem de fontes alternativas (geradores particulares) ou de grupos geradores de alguns empresários.

Os proprietários dos grupos geradores chegam a cobrar até 30 mil kwanzas/mês, segundo alguns habitantes ouvidos hoje pela Angop, no âmbito da visita de campo efectuada pelo coordenador do grupo de acompanhamento do Bureau político do MPLA à província da Lunda Norte, Diógenes de Oliveira.

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.