Radio Calema
InícioMinistériosMinistério da Defesa NacionalMinistro Salviano Sequeira felicita homólogo cubano

Ministro Salviano Sequeira felicita homólogo cubano

O ministro da Defesa Nacional, Salviano de Jesus Sequeira “Kianda”, endereçou ao homólogo cubano, Leopoldo Cintra Frias, uma mensagem de felicitações, por ocasião do 66º aniversário do Assalto ao Quartel de Moncada, que foi a primeira tentativa de Fidel Castro derrubar a ditadura de Fulgêncio Baptista.

Na mensagem, avança o JA, Salviano de Jesus Sequeira lembra que a efeméride acontece quase um mês depois da visita que o Presidente da República e Comandante-em-Chefe das Forças Armadas Angolanas, João Lourenço, efectuou a Cuba, para o fortalecimento dos laços de fraternidade e de solidariedade entre os dois países e povos, forjados em tempos difíceis e marcados por uma forte convergência política, económica e social.

“Nesta ocasião de grande significado histórico, saudamos vivamente as Forças Armadas Revolucionárias de Cuba pela epopeia de Moncada, numa acção determinante para a conquista da liberdade e da afirmação no contexto mundial do povo irmão de Cuba, cuja trajectória militar permanece inabalável na salvaguarda da integridade territorial”, lê-se na mensagem.

O ministro da Defesa Nacional considera que a história das relações entre Angola e Cuba impele os dois países a continuar a trabalhar para que as actuais e futuras gerações mantenham viva a chama da solidariedade e da cooperação benfazeja, forjada com o sacrifício de milhares de internacionalistas cubanos caídos em Angola, ao lado de milhares heróis anónimos angolanos.

O Assalto ao Quartel de Moncada, em Santiago de Cuba, a 26 de Julho de 1953, foi o principal evento que antecedeu a Revolução Cubana de 1959. A acção liderada pelo então estudante Fidel Castro (posteriormente Presidente de Cuba) tinha por objectivo entrar no quartel e pegar as armas que lá se encontravam para distribuir entre a população e iniciar uma acção para destituir o general Fulgêncio Batista.

Siga-nos

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.