Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Queda do governador de Porto Rico com discurso sexista e homofóbico

Manifestantes e artistas forçam demissão do governador de Porto Rico acusado de ter discurso sexista e homofóbico (REUTERS / Carlos Barria / File Photo)

RFI | João Matos

Em Porto Rico, o governador Ricardo Rosselló não resistiu à revolta popular e anunciou que abandona o cargo a 2 de Agosto. Os manifestantes estavam na rua há 12 dias a exigir a sua demissão pelas suas mensagens recheadas de ofensas a opositores, piadas sobre homossexuais e insultos sexistas e homofóbicos.

O governador de Porto Rico, Ricardo Rosselló, a anunciou ontem à noite a sua demissão, duas semanas depois das revelações na imprensa de um escândalo de mensagens sexistas e homofóbicas que ele teve com colaboradores.

“Anuncio-vos que me demitirei do posto de governador com efectividade a 2 de Agosto às 17 horas”, declarou Rosseló num video divulgado ontem à noite na sua página Facebook.

A rua reagiu imediatamente dando vivas à demissão. Nas duas últimas semanas houve grandes manifestações na capital San Juan exigindo a demissão do governador acusado de discurso sexista contra as mulheres e de homofobia contra homossexuais, como o cantor Ricky Martin.

Ricky Martin e outros artistas estiveram nas ruas de San Juan liderando as manifestações reclamando a queda do governador Ricardo Rosseló.

Aliás os manifestantes tendo à frente outros nomes da música como Luis Fonsi, autor do sucesso musical Despacito voltaram hoje às ruas de San Juan, agora para rejubilarem-se com a demissão de Rosselló.

O ex-governador que é ainda acusado de corrupção e má gestão é substituído interinamente pela secretária da Justiça Wanda Vazquez até as eleições de 2020.

A secretaria da Justiça, tinha indicado na terça-feira, que o governador devia demitir-se e que ia ser processado assim como 11 dos seus colaboradores por crime de ofensa e insultos sexistas e homofóbicos.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »