InicioCulturaDestaques CulturaIX Bienal da CPLP reforça intercâmbio de jovens criadores

IX Bienal da CPLP reforça intercâmbio de jovens criadores

Angop

Moda e jóias, escultura, pintura, literatura, música e teatro estão patentes na IX Bienal de Jovens Criadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), um evento que reúne 200 expositores, em Luanda, que buscam pelo reforço dos laços culturais e histórico dos respectivos povos.

Inaugurada quarta-feira, pelo ministro de Estado e chefe da Casa Civil da Presidência da República, Frederico Cardoso, o evento reúne jovens criadores de Angola (anfitriã), Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e Guiné Equatorial,

Sob o lema “Juventude da CPLP Unida pela Cultura”, visa contribuir para o reforço do processo de integração da juventude, aproximação, intercâmbio e debate entre as diferentes identidades culturais e artísticas.

Promover espaço de debate e de reflexão sobre o mosaico de criações artísticas e culturais dos jovens, discussão e partilha de vivências nas diversas esferas da vida política, económica, social e a divulgação de políticas públicas para a juventude da CPLP, em particular, são entre outros os objectivos desta bienal.

Na abertura deste evento, o governador de Luanda, Luther Rescova, disse que a Bienal da CPLP vai marcar a grande diversidade entre as culturas dos povos que sempre uniu a comunidade, visto que o momento constitui uma ocasião especial para a troca de experiências, respeitando a história.

Para o governador, Luther Rescova, Luanda tem a capacidade de inspirar o génio artista e de cultura.

Durante a sessão de abertura da IX Bienal num desfile performativo as delegações dos nove países da CPLP mostraram as suas culturas representadas por dança, teatro e música.

A IX Bienal que decorrerá de 24 a 28 do corrente mês, acontece pela segunda vez na capital de Angola, Luanda. A primeira vez foi em 2011.

O evento foi adoptado pela I Conferência de Ministros Responsáveis pela Juventude e pelo Desporto da CPLP realizada em Portugal, Cidade de Lisboa, em 1996, tendo a primeira Edição sido realizada em 1998, na cidade da Praia, República de Cabo Verde.

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.