InicioAngolaRegiõesSoyo terá nova linha de abastecimento de água potável

Soyo terá nova linha de abastecimento de água potável

Uma nova linha de abastecimento de água potável para a cidade do Soyo, província do Zaire, capaz de bombear 900 metros cúbicos/hora, está em construção para aumentar a actual capacidade fixada em 375 metros cúbicos por hora.

Esta informação foi avançada hoje, terça-feira, à Angop, pelo director municipal de Energia e Água do Soyo, Luís Combo, tendo explicado que as obras deste projecto iniciaram em 2014 e que estão enquadradas no programa “Água para Todos”.

Fez saber que as obras sofreram, em 2015, um interregno devido à actual conjuntura económica e financeira do país, mas ultrapassada essa componente, a empreitada prossegue.

Disse que a nova linha terá uma tubagem de 500 milímetros a partir da estação de captação e tratamento do Vuembanga para o centro da cidade, numa distância de cerca de 12 quilómetros.

Os trabalhos prevêem também a reabilitação e ampliação dos tanques de armazenamento de água de mil e 116 para dois mil e 232 metros cúbicos, com o objectivo de melhorar a distribuição deste bem à população local.

Referiu que o abastecimento de água potável à cidade do Soyo está restringido, desde Abril do corrente ano, devido a uma greve dos trabalhadores da empresa gestora da Estação de Tratamento de Água (ETA) da região.

“A cidade está a ser abastecida com 375 metros cúbicos de água, duas horas por dia, ao contrário das dez horas diárias como acontecia anteriormente”, salientou.

Os 14 trabalhadores grevistas estão a efectuar, desde Abril, apenas os serviços mínimos até a regularização dos seus salários de 11 meses.

O centro de tratamento e distribuição de água à cidade do Soyo dispõe de dois reservatórios com capacidade de armazenar 1.600 metros cúbicos cada. O sistema atende cerca de sete mil consumidores, num universo de mais de 200 mil habitantes.

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.