Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Mãe de ex-director da Pemex é presa na Alemanha no caso Odebrecht

O ex-CEO da Pemex Emilio Lozoya (Arquivo) (AFP / ALFREDO ESTRELLA)

A mãe de Emilio Lozoya, ex-director da estatal Petróleos Mexicanos (Pemex), foi presa pela Interpol na Alemanha nesta quarta-feira (24), no âmbito da investigação do pagamento de propinas pela Odebrecht – informou seu advogado, citado pela AFP.

Javier Coello Trejo disse à emissora Milenio que Gilda Austin estava viajando na Alemanha, quando foi presa sob acusação de lavagem de dinheiro e de associação criminosa.

“Foi presa com finalidade de extradição e terá que ser posta à disposição de um juiz na Alemanha. Não é um crime grave”, disse o advogado, que garantiu que a acusação é “uma invenção do Ministério Público”.

O MP informou em um comunicado que espera um relatório oficial das autoridades alemãs sobre a prisão de Austin.

Coello afirmou ter falado com Lozoya, com seu pai e um irmão para avaliar a estratégia a seguir e reiterou que o ex-director da petrolífera – cujo paradeiro é desconhecido – não comparecerá à Justiça por temor de ser detido.

No início deste mês, um juiz mexicano emitiu mandados de prisão contra Lozoya, sua esposa, sua irmã e sua mãe, bem como outro contra uma empresária do sector imobiliário. Todos estariam envolvidos em supostos subornos da Odebrecht.

Lozoya, que dirigiu a Pemex de 2012 a 2016 e foi um dos colaboradores mais próximos do ex-presidente Enrique Peña Nieto (2012-2018), enfrenta outro mandado de prisão por um mês, também solicitado pelo MP, acusado de lavagem de dinheiro.

Segundo a imprensa mexicana, a mãe de Lozoya teria recebido um pagamento de US$ 185 mil que seriam destinados à compra de uma luxuosa residência no estado de Guerrero, no sul do país.

Lozoya é o primeiro ex-funcionário de alto escalão mexicano investigado pelo caso Odebrecht.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »