Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Justiça emite mandado de busca para governador de Porto Rico por ‘chatgate’

O governador de Porto Rico, Ricardo Rosseló, que enfrenta série de denúncias após ter conversa vazada (Arquivo) (AFP / Arquivos / Brendan Smialowski)

A justiça de Porto Rico emitiu um mandado de busca contra o governador Ricardo Rosselló e outros 11 homens que participaram de um chat privado, cujo vazamento causou protestos em massa, informou nesta terça-feira o departamento da Justiça.

“Confirmamos que ontem (segunda-feira) foi emitido um mandado de busca para os 12 membros do chat”, informou à AFP Kelvin Carrasco, oficial de imprensa do departamento da Justiça.

Carrasco não informou mais detalhes sobre o caso porque a investigação ainda está em curso.

O governador enfrenta uma crise política devido ao chamado “chatgate”, vazamento de uma conversa na plataforma de mensagens Telegram, há duas semanas, na qual ele e os outros 11 homens compartilharam comentários considerados ofensivos por seus críticos, e casos de corrupção nos quais se acusam ex-funcionários de seu governo.

Segundo relatou o jornal local El Nuevo Día, citando também o departamento de Justiça, as 12 pessoas que participavam desse chat privado devem entregar seus celulares como parte de uma investigação da promotoria.

Destes, o ex-secretário da Fazenda, Raúl Maldonado, já informou que não entregará seu celular à Justiça, segundo o jornal.

Na segunda-feira, centenas de milhares de pessoas participaram de uma manifestação em San Juan, exigindo a renúncia de Rosselló em meio a uma greve geral.

A décima jornada de protestos, que acabou com embates com a polícia, contou com a participação de músicos porto-riquenhos, como Ricky Martin, René Pérez, Bad Bunny e Daddy Yankee.

O governador informou que não irá renunciar, mas anunciou no domingo que não buscará a reeleição em Novembro de 2020.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »