Portal de Angola
Informação ao minuto

BNA exclui 19 bancos do leilão de divisas desta semana

Sede do Banco Nacional de Angola (DR)

Banco Central diz que não basta os bancos comerciais adquirirem as divisas, é preciso depois reportar o que foi feito com elas.

De acordo com o Mercado, o Banco Nacional de Angola excluiu 19 bancos comerciais de participarem do leilão de divisas desta semana (22 a 26 de Junho) por não apresentarem os relatórios de execução das divisas obtidas no leilão da semana passada (nº 44/2019 de 15 de Julho), ou por apresentarem uma execução abaixo de 50%, de acordo com um documento do Departamento de Controlo Cambial que o Mercado teve acesso.

Estão excluídos do próximo leilão de divisas o Millenium Atlantico, BAI, Caixa Geral Angola, Banco Comercial do Huambo, BCI, Banco de Crédito do Sul, Banco Económico, BFA, BIC, Banco de Investimento Rural, Banco Kwanza Invest, Banco Micro-Finanças, BNI, Banco Prestígio, Banco Valor, Sol, VTB e Banco Yetu.

O BNA justifica a mediada porque o reporte das operações executadas na plataforma SSIF não reflecte o montante total vendido, facto que contraria o disposto no Instrutivo nº 19/2018 de 3 de Dezembro.

Assim, entende que alguns bancos comerciais até poderão ter executado as operações pelas quais adquiriram divisas junto do BNA, mas a falta de reporte na integra contraria o disposto na Directiva nº 1/DCC/2017 de 1 de Fevereiro.

Neste sentido, o Banco Nacional de Angola reitera que a exigibilidade para a condução de operações cambiais não consiste apenas na participação nas sessões de vendas de divisas, mas também na execução e reporte, em conformidade com os normativos em vigor.

Para o leilão desta semana estão apenas habilitados sete bancos, nomeadamente Standard Chartered Bank Angola, Standard Bank Angola, Finibanco, BPC, BDA, Banco Comercial Angolano

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »