Portal de Angola
Informação ao minuto

ADRA capacita cidadãos sobre métodos de elaboração orçamental

ADRA organiza debates sobre OGE 2018, a nove dias da sua aprovação na AN (DR)

Angop

Trinta e cinco membros de organizações da sociedade civil no município da Caála, província do Huambo, foram capacitados hoje, terça-feira, sobre os métodos de elaboração orçamental, no quadro do reforço da transparência na gestão da coisa pública, numa iniciativa da Organização Não-governamental Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA).

O seminário de capacitação, denominado transparência orçamental e monitoria do Orçamento Geral do Estado (OGE), contou com a participação de representantes das associações de cooperativas agrícolas, das igrejas, de partidos políticos com assento Parlamentar, entre outros.

Na ocasião, a responsável para área de Advocacia da ONG na província do Huambo, Cecília Quitombe, salientou que o evento serviu para fortalecer os conhecimentos dos membros da sociedade civil local sobre as práticas de elaboração do orçamento e os mecanismos para a sua participação, quando elaborado pelas autoridades governamentais.

Referiu que o maior desejo da ADRA é o de ver os munícipes a participar no processo de elaboração da mesma, bem como alargar a compreensão sobre as etapas da sua composição.

Cecília Quitombe acrescentou ainda, entre outros, a necessidade da abertura de momentos de reflexão na camada juvenil em matérias do género, assim como contribuir para emancipação das mulheres, tendo em conta o seu importante papel no desenvolvimento das comunidades.

Durante o evento, os participantes foram esclarecidos e capacitados sobre conceito básico do OGE, enquadramento jurídico e a dimensão prática da aplicação orçamental nos sectores da educação, saúde e agricultura, em particular para o município da Caála, 23 quilómetros a Oeste da Cidade do Huambo.

ADRA, fundada há 29 anos, funciona nas províncias do Huambo, Malanje, Huíla, Cunene e Luanda, sendo esta última a sede da instituição, que tem por objectivo contribuir para o desenvolvimento rural, democrático, sustentável e ambiental.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »