InicioAngolaRegiõesADRA capacita cidadãos sobre métodos de elaboração orçamental

ADRA capacita cidadãos sobre métodos de elaboração orçamental

Angop

Trinta e cinco membros de organizações da sociedade civil no município da Caála, província do Huambo, foram capacitados hoje, terça-feira, sobre os métodos de elaboração orçamental, no quadro do reforço da transparência na gestão da coisa pública, numa iniciativa da Organização Não-governamental Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA).

O seminário de capacitação, denominado transparência orçamental e monitoria do Orçamento Geral do Estado (OGE), contou com a participação de representantes das associações de cooperativas agrícolas, das igrejas, de partidos políticos com assento Parlamentar, entre outros.

Na ocasião, a responsável para área de Advocacia da ONG na província do Huambo, Cecília Quitombe, salientou que o evento serviu para fortalecer os conhecimentos dos membros da sociedade civil local sobre as práticas de elaboração do orçamento e os mecanismos para a sua participação, quando elaborado pelas autoridades governamentais.

Referiu que o maior desejo da ADRA é o de ver os munícipes a participar no processo de elaboração da mesma, bem como alargar a compreensão sobre as etapas da sua composição.

Cecília Quitombe acrescentou ainda, entre outros, a necessidade da abertura de momentos de reflexão na camada juvenil em matérias do género, assim como contribuir para emancipação das mulheres, tendo em conta o seu importante papel no desenvolvimento das comunidades.

Durante o evento, os participantes foram esclarecidos e capacitados sobre conceito básico do OGE, enquadramento jurídico e a dimensão prática da aplicação orçamental nos sectores da educação, saúde e agricultura, em particular para o município da Caála, 23 quilómetros a Oeste da Cidade do Huambo.

ADRA, fundada há 29 anos, funciona nas províncias do Huambo, Malanje, Huíla, Cunene e Luanda, sendo esta última a sede da instituição, que tem por objectivo contribuir para o desenvolvimento rural, democrático, sustentável e ambiental.

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.