Portal de Angola
Informação ao minuto

Bloco operatório em Capenda Camulemba inoperante

BLOCO OPERATÓRIO DO HOSPITAL MUNICIPAL DE CAPENDA-CAMULEMBA (FOTO: HÉLDER DIAS)

O bloco operatório do Hospital municipal de Capenda Camulemba, 600 quilómetros da cidade do Dundo, Lunda Norte, está inoperante há cerca de dois anos, por falta de cirurgiões e pessoal auxiliar.

De acordo com a Angop, a unidade precisa igualmente de médicos de obstetrícia, ortopedia, estomatologia e de um técnico de imagiologia, para pôr a funcionar os laboratórios, sala de Raio X e os respectivos consultórios.

Com 100 camas, conta uma morgue com três gavetas e uma área de preparação e lavagem de defuntos, hemoterapia, entre outras áreas, asseguradas por 14 técnicos, entre administrativos e enfermeiros.

Desde a entrada em funcionamento do hospital, localizado ao longo da estrada 230, presta apenas serviços de medicina, pediatria, consultas pré-natal e análises clínicas e os pacientes cujas complicações recomendam observação e acompanhamento por especialistas são evacuados em Malanje.

O director municipal da saúde, Panzo Tens, que falava à Angop, apontou ainda a falta de energia eléctrica como condicionante para o não funcionamento do hospital no período nocturno. Em caso de urgência, os técnicos são obrigados a usar lanternas dos telemóveis para prestarem assistência médica.

A propósito, o director provincial da Saúde na Lunda Norte, Gime Nhunga, disse que a situação relacionada aos quadros será minimizada com o concurso público do sector, mas apela as administrações municipais a criarem condições habitacionais condignas para a acomodação dos profissionais.

Sobre a falta de energia e água, disse ser uma situação que está ser resolvida com a administração local.

O município de Capenda Camulemba, com mais de 60 mil habitantes, distribuídos nas comunas do Xinge e Muxinda, tem uma rede sanitária composta por 14 unidades, entre as quais um hospital e nove postos de saúde.

Os serviços de saúde são garantidos por 13 unidades sanitárias.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »