Portal de Angola
Informação ao minuto

Presidente da República empossa três novos embaixadores

(Foto: Facebook)

O Presidente da República, João Lourenço, empossou nesta quarta-feira os novos embaixadores extraordinários e plenipotenciários de Angola no Egipto, Nelson Cosme, na Hungria, José Filipe, e no Gabão, Lizeth Nawanga Satumbo Pena.

Na cerimónia, testemunhada pelo vice-presidente da República, Bornito de Sousa, ministros de Estado, ministros e altos funcionários da Presidência da República, o estadista angolano conferiu, também, posse a Aguinaldo Guedes da Costa Cristóvão como secretário de Estado da Cultura.

De acordo com a Angop, foram ainda empossados Bartolomeu Nunes no cargo de director do Cerimonial do Presidente da República e Francisco João de Carvalho Neto como secretário para os Assuntos Judiciais e Jurídicos, igualmente do Presidente da República.

Aos empossados, o Presidente João Lourenço exortou a colocarem a sua experiência ao serviço da nação.

Em declarações à imprensa, após a cerimónia, Nelson Cosme, embaixador designado para o Egipto, apontou, dentre as prioridades do seu mandato, o reforço da cooperação sul-sul, a promoção do investimento egípcio em Angola, principalmente nos domínios dos desportos, energia, saúde e no desenvolvimento da agricultura em zonas áridas.

Por seu turno, o chefe da Missão Diplomática angolana na Hungria, José Filipe, que, durante cerca de 40 anos, chefiou o protocolo e cerimonial do Presidente da República, disse experimentar um misto de nostalgia e sensação de alguma perda, ao mesmo tempo que se manifestou disponível para continuar a servir a nação.

Lizeth Nawanga Satumbo Pena, embaixadora no Gabão, valorizou a promoção da diplomacia económica angolana.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »