Portal de Angola
Informação ao minuto

Jiu-Jitsu adaptado: Angolano conquista ouro no Brasil

IVAN LARANJO, VENCEDOR DO MUNDIAL DE JIU JITSU (FOTO: CEDIDA)

O angolano Ivan Laranjo, portador de síndrome de down, conquistou sábado uma medalha de ouro na primeira edição de um torneio internacional de Jiu-Jitsu adaptado, decorrido em Floreanópolis (Brasil), apurou a Angop neste domingo, em Luanda.

O atleta da Academia de Jiu-Jitsu brasileiro “Matilha” realizou dois combates, ambos vencidos por finalização, ante aos anfitriões André dos Santos e Hélder Sousa, concretizando um feito inédito para o país nesta especialidade para pessoas que necessitam de cuidados especiais.

O evento contou com a participação de atletas do continente americano e europeu. O angolano foi o único representante africano.

Nascido na província de Luanda, há 18 anos, Ivan Laranjo sempre foi tratado pela família como uma criança comum, pelo que foi inscrito para a prática desta modalidade de combate em 2017.

O campeão, que regressa ao país quarta-feira (17), tem em sua galeria cinco medalhas das quais três de ouro e duas de prata: Copa Lobão2017, em Luanda (ouro), Torneio de Grappling2019, decorrido em Luanda (ouro) e Torneio do Brasil2019, em Floreanópolis (ouro), Grand Slam2018, no Japão (prata) e Copa Lobão2019, em Luanda (prata).

Não se trata de um feito ímpar ao nível do desporto adaptado no país cujo órgão reitor e o Comité Paralímpico Angolano (CPA).

Em termos de desporto adaptado Angola tem conquistado sucessivas medalhas de ouro no atletismo, onde a referência é José Armando Sayovo, triplo medalha de ouro nos jogos Paralímpicos de Athenas2008, e futebol para amputados, campeão do mundo “México2018”.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »