Portal de Angola
Informação ao minuto

Facebook multado em 5 mil milhões de euros no caso Cambridge Analytica

Cofundador do Facebook diz que é preciso desmantelar a rede social (Reuters)

A maior multa de sempre aplicada a uma empresa de tecnologia por violação de privacidade.
O Facebook vai ter de de pagar uma multa de cerca de 5 mil milhões de dólares (4,43 milhões de euros) à Comissão Federal de Comércio (FTC) dos Estados Unidos, no âmbito do caso Cambridge Analytica.

Segundo o Washington Post, a medida foi aprovada com três votos a favor dos membros indicados pelo partido republicano, contra dois dos nomeados pelo partido democrata para esta entidade reguladora.

A investigação ao caso foi desencadeada pela informação revelada em março de 2018, segundo a qual a consultora britânica Cambridge Analytica utilizou uma aplicação para recolher dados de 87 milhões de utilizadores do Facebook sem consentimento e com fins políticos.

A empresa serviu-se de dados do Facebook para elaborar perfis psicológicos de votantes, que veio alegadamente a vender à campanha do agora Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante as eleições de 2016.

Esta é a maior sanção alguma vez aplicada pelo organismo regulador a uma empresa tecnológica, mais de 200 vezes superior ao último registo mais elevado, quando a Google foi multada, em agosto de 2012, em 22,5 milhões de dólares.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »