Portal de Angola
Informação ao minuto

Chefes de Estado da RDC e do Rwanda deixam o país

Paul Kagame e Félix Tshisekedi (DR)

Os Chefes de Estado da República Democrática do Congo (RDC), Félix Tshisekedi, e do Rwanda, Paul Kagame, regressaram esta noite (12) para os respectivos países, depois de terem participado na Cimeira Quadripartida consagrada à segurança e cooperação regional.

Na Cimeira, convocada pelo Presidente da República, João Lourenço, participou também o estadista ugandês, Yoweri Museveni, que deverá deixar o país apenas sábado (13).

Durante o evento, os Chefes de Estado decidiram privilegiar a resolução de qualquer diferendo por meios pacíficos, através dos canais convencionais e no espírito de irmandade e solidariedade africanas.

De acordo com o comunicado final da cimeira, lido pelo ministro angolano das Relações Exteriores, Manuel Augusto, citado pela Angop, os Estadistas decidiram ainda dedicar uma atenção particular à criação de um ambiente propício para o fomento da cooperação entre os seus respectivos países em questões de interesse comum, incluindo política e económica.

Relações Uganda-Rwanda

Sobre as relações bilaterais entre as repúblicas do Uganda e do Rwanda, a cimeira de Luanda saudou a vontade política de ambos países prosseguirem com o diálogo, a fim de se encontrar uma solução para os problemas existentes.

Nesse sentido, a reunião incumbiu à República de Angola a responsabilidade de facilitar este processo, com o apoio da República Democrática do Congo (RDC).

Durante a cimeira, os quatro Chefes de Estado passaram em revista a situação política, económica e de segurança em África, em geral, e na sub-região, em particular, assim como o reforço da cooperação entre os quatro países.

Os Estadistas saudaram, igualmente, os esforços empreendidos pelas autoridades da RDC na pacificação de todo o território nacional em curso, condenando a persistência de grupos armados que operam no leste do país, obstaculizam o processo de paz e desestabilizam os países vizinhos.

Por outro lado, a reunião saudou os resultados alcançados pela 12.ª Cimeira Extraordinária de Chefes de Estado e de Governo da União Africana, realizada a 07 de Julho de 2019, em Niamey, Níger.

O referido evento dedicou-se, exclusivamente, ao lançamento da parte operacional da Zona de Comércio Livre Continental Africana, que abre novas perspectivas à integração económica do continente.

Em Junho último, os Chefes de Estado de Angola, Rwanda e da República Democrática do Congo reuniram-se, em N’sele, a Leste de Kinshasa, para abordar o fenómeno dos grupos armados congoleses-democráticos e estrangeiros, que operam na RDC e criam instabilidade na região.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »