O Banco Europeu de Investimentos pretende disponibilizar um financiamento de 30 milhões de euros, para apoiar as médias e pequenas empresas angolanas, afirmou nesta sexta-feira, em Luanda, o representante deste banco Marc Leistner.
Para a materialização desta linha de financiamento, o processo começará com a avaliação da banca angolana, a partir de Outubro próximo, explicou o responsável, quando falava à Angop, na 35ª edição da Feira Internacional de Luanda (FILDA/2019), que se encerra hoje.
Marc Leistner acrescentou que depois de concluído este procedimento, em 2020 começam a materializar o referido financiamento.
Lembrou que o Banco Europeu de Investimento já financiou projectos de infra-estruturas em Angola e pretende trabalhar com a banca angolana para beneficiar as pequenas e médias de Angola.
A FILDA, que decorrer sob o lema “Dinamizar o sector privado e promover o crescimento económico”, conta com a participação de 21 países: Portugal, Alemanha, Indonésia, Turquia, França, Índia, China, Reino Unido, Noruega, Suécia, Suíça, Israel, Brasil, Japão, Bielorrússia, Uruguai, Macau (Região administrativa Especial da China), Itália, África do Sul, Holanda e Estados Unidos da América.
Produtos e serviços ligados à banca, telecomunicações e tecnologias de informação, petróleos, transportes e logística, indústria e turismo, construção civil, intermediação imobiliária, agricultura, entre outros, estão patentes na feira, cujas portas encerram hoje.