Portal de Angola
Informação ao minuto

Oficial: Griezmann já é jogador do Barcelona

(DR)

Clube catalão pagou a cláusula de rescisão de 120 milhões de euros para o avançado se desvincular do Atlético de Madrid. E foi imediatamente anunciado como reforço do Barça, com contrato para as próximas cinco épocas e uma cláusula de 800 milhões, escreve o DN.

Está feito. Antoine Griezmann, 28 anos, vai ser mesmo reforço do Barcelona. O advogado do jogador depositou esta sexta-feira na sede da Liga espanhola os 120 milhões correspondentes à cláusula de rescisão do avançado francês, que possibilitavam que o futebolista deixasse os colchoneros e assinasse pelos catalães sem ter de haver negociações entre os dois clubes.

O contrato, anunciou o Barcelona, é válido por cinco temporadas e o futebolista fica com uma cláusula milionária de 800 milhões de euros. Apesar de ainda não ser oficial, a apresentação deverá acontecer no domingo, em Camp Nou.

Esta era uma transferência há muito anunciada, mas só agora confirmada de forma oficial. A operação começou a ganhar forma a 14 de maio, quando Griezmann, através de um vídeo colocado nas redes sociais, anunciou que ia deixar o Atlético.

Mas o negócio só podia ser feito a partir de 1 de julho, data em que a cláusula do francês descia de 200 para 120 milhões. “Custou-me escolher este caminho, mas é o que sinto e o que necessito, e queria agradecer por todo o carinho que me deram durante estes cinco anos, neste clube em que ganhei as minhas primeiras taças, os meus primeiros troféus importantes. Foram momentos incríveis, que recordarei para sempre. Levo-vos no coração”, escreveu Griezmann em maio.

Pelo meio surgiram notícias de que a contratação de Griezmann não era consensual no balneário do Barcelona, e que o clube da Catalunha pretendia negociar com o Atlético de Madrid o pagamento faseado dos 120 milhões de euros.

Mas o emblema da capital espanhola manteve-se firme e não aceitou as condições, chegando mesmo a ameaçar o Barcelona com uma queixa na FIFA pelo facto de as negociações terem sido ainda feitas quando o jogador estava contratualmente ligado ao clube.

Certo é que o Atlético de Madrid já estava preparado para a saída do melhor marcador da equipa nos últimos anos e foi já nesse sentido que avançou para a contratação de João Félix, pagando pelo jovem ex-Benfica 126 milhões de euros e entregando-lhe o número 7 que pertencia a… Antoine Griezmann.

O jogador francês era um amor antigo do Barcelona. Pelo menos desde 2017, quando começaram a sair as primeiras notícias sobre o alegado interesse em Griezmann para substituir Neymar, que tinha assinado pelo PSG. Na altura, porém, o Barcelona acabou por optar por Dembelé. No início da época passada a hipótese voltou a ser falada, mas mais uma vez não se concretizou.

Apesar de ser francês, a carreira de Griezmann foi toda feita em Espanha, país onde chegou ainda muito novo para integrar as escolas de formação da Real Sociedad. Quatro épocas depois, em 2009-10, estreou-se pela equipa basca, em setembro de 2009, com uma derrota por 2-0 diante do Rayo Vallecano. Esteve cinco épocas na Real Sociedad e no verão de 2014 transferiu-se para o Atlético de Madrid por um valor a rondar os 30 milhões de euros.

Tornou-se a principal figura dos colchoneros nos últimos anos, clube onde conquistou uma Liga Europa (2017-2018), uma Supertaça Europeia (2018) e uma Supertaça de Espanha (2014). Mas o seu maior troféu foi alcançado ao serviço da seleção francesa, pela qual sagrou-se campeão do Mundo em 2018, tendo apontado um golo no triunfo por 4-1 na final com a Croácia.

Pelo Atlético, uma das suas maiores desilusões aconteceu na final da Champions 2015-16, quando no desempate por grandes penalidades falhou um penálti decisivo que acabou por dar o troféu ao rival Real Madrid.

Antoine Griezmann tornou-se assim na sexta transferência mais cara da história do futebol, relegando Cristiano Ronaldo para o sétimo posto deste ranking. A lista dos mais caros de sempre é liderada por Neymar, que trocou o Barcelona pelo PSG por 222 milhões de euros.

Seguem-se Philippe Coutinho (145 milhões), Mbappé (135), João Félix (126) e Ousmane Dembélé (125). Ronaldo, recorde-se, transferiu-se em 2017-18 para a Juventus por 117 milhões de euros.

O avançado francês é a terceira contratação do Barcelona já confirmada para esta temporada, depois do médio Frenkie de Jong (75 milhões, ex-Ajax) e guarda-redes Neto (26 milhões, ex-Valência). O clube catalão pode ainda rebentar com o mercado de transferências caso se confirme o regresso de Neymar, naquela que tudo indica será a grande novela deste verão em termos de transferências.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »