Portal de Angola
Informação ao minuto

Secretário-geral da ONU reúne-se com Presidente de Moçambique em Maputo

(VOA)

Observador|Lusa

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, vai nesta quinta-feira reunir-se com o Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, antes de visitar as regiões afetadas pelos ciclones, na sexta-feira, reunindo-se com os responsáveis locais.

De acordo com o programa da visita a Moçambique, o secretário-geral da ONU tem uma reunião de 45 minutos com o chefe de Estado de Moçambique, nesta quinta-feira às 15h30, fazendo declarações à imprensa de seguida.

Depois, António Guterres encontra-se com funcionários das Nações Unidas e participa numa interação do Projeto de Proteção de Crianças com Albinismo.

Na sexta-feira de manhã, Guterres ruma até à Beira, onde visitará as áreas afetadas pelo ciclone Idai, estando previstos encontros com o governador da província de Sofala, Alberto Mondlane, com equipa de ajuda humanitária das Nações Unidas e com o presidente do Conselho Municipal da Cidade da Beira.

O secretário-geral da ONU vai ainda visitar a escola 25 de Junho (bairro da Munhava), o centro de reassentamento de Mandruzi (distrito de Dondo) e as instalações da UNICEF e do Programa Mundial Alimentar (PMA).

O ciclone Idai atingiu o centro de Moçambique em março, provocando 604 vítimas mortais e afetando cerca de 1,8 milhões de pessoas.

Pouco tempo depois, Moçambique voltou a ser atingido por um ciclone, o Kenneth, que se abateu sobre o norte do país em abril, matando 45 pessoas e afetando outras 250 mil.

A visita de Guterres a Moçambique acontece depois da sua participação numa reunião de alto nível, em Nairobi, sobre o terrorismo, uma iniciativa regional decorrente da primeira conferência mundial sobre terrorismo organizada pelas Nações Unidas, em 2018, em Nova Iorque.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »