Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Globo Dikulo e Companhia de Moçambique assinam acordos

TEATRO (FOTO: ROSÁRIO DOS SANTOS)

Um acordo de cooperação, para o reforço de intercâmbio e parcerias de projectos em artes cénicas, foi assinado, hoje (quinta-feira), entre a Globo Dikulo, de Angola, e a Companhia de Teatro de Moçambique.

O acto de assinatura, escreve Angop, aconteceu no Animart, município do Cazenga, em Luanda, durante a realização da 14ª Edição do Festival Internacional de Teatro (Festeca 2019), onde participam o Brasil, a África do Sul, Moçambique, Portugal, Cabo Verde e Angola.

Na ocasião, a directora do Centro Recreativo e Artístico de Maputo, Givigliola Zacar, disse que o acordo vai reforçar a parceria a nível do teatro entre Angola e Moçambique, o que é uma conquista importante, já que não existe uma rede teatral entre os países africanos de língua portuguesa.

A actriz moçambicana considera que o teatro é uma ponte para maior aproximação dos povos, porque para além da troca e partilha de experiências, existe espaço para outro tipo de relações bilaterais.

O intercâmbio, prosseguiu, começa nas relações culturais com a troca de impressões entre as partes, depois evolui para o campo económico e político.

A brasileira, Micheli Lomba, do Colectivo Delimitada de S. Paulo, enalteceu o Festeca, por ser um festival de teatro de referência em África e por acolher grupos de diferentes países para compartilhar saberes do teatro, arte e educação.

O dia de hoje está reservado a exibição de peças teatrais da companhia Ikondo Ikuta, intitulada ” Promessas ao vento” (província de Cabinda), e dos grupos Arcos Íris – “Jinga Senhoras d’Angola” e Ndokuenu – “Matumbisse de ouro” ( de Luanda).

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »