Portal de Angola
Informação ao minuto

AGT considera IVA instrumento valioso para desencorajar fuga ao fisco

(DR)

O Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA), a ser implementado no país em Outubro deste ano, constitui um instrumento valioso para desencorajar a prática da fuga ao fisco e, por conseguinte, impulsionar o crescimento económico, considerou, quarta-feira, o chefe da Repartição Fiscal do município da Caála (Huambo), Carlos Neves.

Em declarações à ANGOP, sobre as vantagens desta nova tributação e das suas fases de implementação, disse tratar-se de um imposto que terá maior incidência nos bens e serviços, assim como na importação de produtos, no sentido do aumento das receitas fiscais.

Carlos Neves realçou que com a implementação do IVA todos os agentes económicos terão a oportunidade de participar, de forma directa, na estruturação das receitas fiscais, de maneira a desencorajar, por esta via, toda a tendência de fuga ao fisco.

Explicou que a nova tributação, implementada em todos os países membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), excepto Angola, está a ser processada, de forma gradual, através da implementação faseada do regime geral, transitório e da não sujeição, com o fim de ajustar-se à realidade angolana e fortificar ainda mais a economia local, com a dinamização da actividade comercial no país.

Para melhor esclarecer os agentes económicos do município da Caála, 23 quilómetros da cidade do Huambo, o responsável disse que a instituição prevê realizar um ciclo de palestras e campanhas de sensibilização sobre a importância do Imposto sobre o Valor Acrescenta, na melhoria do processo de arrecadação de receitas públicas.

A repartição Fiscal da Caála abrange igualmente os municípios do Chinjenje, Ecunha, Longonjo e Ucuma.

O Imposto sobre o Valor Acrescentado foi criado em 1955, em França, por Maurice Lauré, por ocasião de uma reforma fiscal levado acabo naquele país, é um imposto indirecto que tributa o valor acrescentado nas transmissões de bens e prestação de serviço.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »