Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Millennium Atlântico tem 100 milhões de dólares para financiar empresas em Angola

(Foto: Quintiliano dos Santos)

O Banco Millennium Atlântico recebeu segunda-feira , em Luanda, um empréstimo de 100 milhões de dólares norte-americanos concedidos pela IFC (Corporação Financeira Internacional) – uma instituição do Grupo Banco Mundial.

Este financiamento da IFC, escreve o NJOnline, consiste em duas linhas de crédito de USD 50 milhões cada. Uma para aumentar o crédito à Pequenas e Médias Empresas (PME) em Angola e outra para financiar as aquisições de matéria-prima e equipamentos no exterior do país, por via de abertura de carta de crédito.

O acordo entre as duas instituições financeiras foi rubricado em Luanda, nas instalações do Atlântico, pelo presidente da comissão executiva do banco, Daniel Santos; por Manuel Reyes-Retana, diretor regional da IFC para África e o Médio Oriente; e por Kevin Njiraini, diretor regional da IFC para a África Subsariana e para a Nigéria.

Depois do acordo, Éder Samuel de Sousa disse que na concessão do crédito vão privilegiar projectos de sectores que contribuam para a economia como a pequena indústria ou uma área produtiva.

O necessitado deve ser cliente do banco e só poderá pedir um valor até cinco milhões de dólares norte-americanos, em qualquer um dos 130 pontos distribuídos nas 18 províncias de Angola. Em relação ao crédito para o comércio internacional, isto é, para empresários que queiram importar, o director da área de riscos financeiros do Millennium Atlântico explicou que essa linha vai permitir fazer pagamentos de importações no exterior do país.

A IFC estima que cerca de 92% das pequenas e médias empresas PME) em Angola não tenham acesso a financiamento, o que equivale a um défice de financiamento de 34 mil milhões de dólares. Através deste apoio da IFC, o Atlântico pretende expandir o acesso ao financiamento por parte das PME.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »