InicioDestaquesJornal britânico questiona reformas implementadas por João Lourenço

Jornal britânico questiona reformas implementadas por João Lourenço

O Financial Times dedica hoje um extenso artigo à situação económica e política de Angola, questionando se as reformas implementadas pelo Presidente, João Lourenço, vão conseguir curar o país do que chama “capitalismo de compadrio”.

De acordo com o MSN que cita a Lusa, o texto, assinado por David Pilling, o editor de África do influente jornal britânico, o artigo recolhe declarações do analista Ricardo Soares de Oliveira, do ministro dos Transportes, Ricardo Viegas d’Abreu, do governador do banco central, José Lima Massano, e do jornalista e ativista Rafael Marques de Morais, não dando uma resposta ao título do artigo: “Africa: can João Lourenço cure Angola of its crony capitalism? (África: pode João Lourenço curar Angola do seu capitalismo de compadrio?)”.

O artigo passa em revista as principais decisões de João Lourenço, lembrando episódios como a introdução de uma nova lei para o investimento privado, o afastamento de Isabel dos Santos da Sonangol, os maus indicadores socioeconómicos para um país que é a terceira maior economia africana, a discrepância de 32 mil milhões de dólares (28,5 mil milhões de euros) encontrada nas contas da Sonangol e as alterações nas leis que regulam a atividade petrolífera.

“Este país da África Austral tornou-se um dos mais corruptos do continente, um estado de compadrio capitalista em que a proximidade do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), liderado durante 38 anos pelo Presidente José Eduardo dos Santos, foi o maior fator de enriquecimento pessoal”, escreve o editor para África do Financial Times.

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.