Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

HRW pede investigação independente a violações de direitos humanos no Sudão

Acordo para criação de um Governo civil deve ser assinado hoje (DR)

A organização de defesa de direitos humanos Human Rights Watch (HRW) pediu nesta terça-feiro aos líderes do Sudão que facilitem uma investigação internacional “eficiente” dos “assassínios e abusos” contra os manifestantes no país desde Dezembro de 2018, quando eclodiu o movimento que derrubou o antigo Presidente Omar al-Bashir.

A directora-adjunta da organização para África, Jehanne Henry, disse, citada pela VOA, que “com centenas de assassinatos e muitos mais feridos, o povo sudanês tem o poder de exigir respostas e justiça”.

Por seu lado, especialistas das Nações Unidas também desafiaram os líderes do Sudão a acabar com o seu horrível legado de violência e a respeitar os direitos se quiserem construir uma sociedade pacífica e estável.

A assinatura formal do acordo para a criação de um Governo civil entre o Conselho Militar de Transição e a Aliança das Forças para a Mudança, na oposição, está prevista para acontecer ainda hoje, depois de as partes terem chegado a um consenso na sexta-feira, 5.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »