Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Hospital Ngola Kimbanda conta com fábrica de oxigénio

(DR)

O hospital provincial do Namibe “Ngola Kimbanda” conta desde hoje (quinta-feira), com uma fábrica de oxigénio que diariamente procederá ao enchimento de oito garrafas de 50 quilos.

Em declarações à Angop, o director-geral do hospital Ngola Kimbanda, Mukuambi Muleatali, sem revelar os custos da obra, adiantou apenas que o equipamento é proveniente da Alemanha e desde a realização dos testes efectuados no final do mês de Junho a presente data já foram enchidas 36 garrafas.

As unidades sanitárias da província anteriormente eram obrigados a recorrer as vizinhas províncias da Huíla e Benguela para aquisição deste produto.

“Hoje estamos bastante felizes, pois com o funcionamento da fábrica poderemos desenvolver melhor os nossos serviços, concretamente, na área do bloco operatório, onde o oxigénio é fundamental no caso de cirurgias aos pacientes com determinadas patologias”, acrescentou.

Para melhor racionalização dos meios tecnológicos, a unidade conta com um grupo gerador com capacidade de mil e 200 KVA.

O banco de urgência diariamente atende mais de cem pacientes com diversas patologias, sendo nesta época, as doenças respiratórias agudas e as cardiovasculares as mais frequentes.

O hospital Ngola Kimbanda foi reabilitado e apetrechado com novas tecnologias e entregue em Maio do ano em curso pelo Presidente da República, João Lourenço, as autoridades da província, e conta com novos equipamentos nas áreas de cuidados intensivos, raio x, ecografia, bloco operatório, TAC e banco de urgência.

A obra de reabilitação que teve início em 2011 e com algumas paralisações ficou orçada em 432 milhões de Kwanzas.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »