InicioAngolaRegiõesAlunos de Icolo e Bengo beneficiam de transporte

Alunos de Icolo e Bengo beneficiam de transporte

Mais de mil alunos, que vivem nas aldeias de Kaxicane, Cabala e arredores, no município de Icolo e Bengo, em Luanda, beneficiam desde segunda-feira de transporte escolar gratuito.

Um mini autocarro com 22 lugares começou a circular na manhã de segunda-feira no troço Catete/Cabala, uma iniciativa da administração de Icolo e Bengo com vista facilitar a mobilidade das crianças dos seis aos 15 anos que percorriam a pé dois a oito quilómetros de e para a escola.

O director dos transportes do município, Agostinho Pereira, em declarações hoje, Quarta-feira, à Angop, afirmou que a medida foi implementada dentro da nova dinâmica da administração que visa minimizar as dificuldades dos alunos.

Agostinho Pereira disse que o veículo passará também pelas localidades do Hombo e 107, para além de outras aldeias situadas no trajecto para quem desce em direcção a Cabala, assim como no sentido inverso.

O mini autocarro vai transportar mil e 218 alunos que frequentam as escolas do ensino primário nº 6005, 6051, 6067 e o complexo escolar nº 6064, de ensino primário e Iº ciclo, na aldeia de Kaxicane.

O responsável deu a conhecer que, brevemente, vai ser implementada também uma rota com o mesmo objectivo no troço Catete/Mabaia, em direcção a comuna de Cassoneca.

Reiterou que o mini autocarro vai ter como ponto de recolha, a partir das 6.30 da manhã, a localidade de Hombo, recolhendo as crianças da aldeia 107, Kaxicane, Mabaia, baixa grande e Ilha dourada, localidade situada depois da ponte da cabala, município da Quiçama.

A partir das 11 horas o autocarro recolhe os alunos que estudam no período de tarde, passando pelo mesmo trajecto, seguindo-se o programa de regresso às localidades pelas 17h.

O município de Icolo e Bengo tem matriculados 27 mil 140 alunos, conta com 586 professores, sendo 264 do ensino primário, 232 para o Iº ciclo e 90 para o IIº, distribuídos por 67 escolas, das quais 53 primárias, 13 complexos (ensino primário e Iº ciclo) e duas escolas do IIº ciclo.

O município de Icolo e Bengo que dista a 60 quilómetros a leste da cidade capital (Luanda) possui uma densidade populacional estimada em 81.141 habitantes que se dedicam maioritariamente em actividades agrícolas e piscatória.

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.