Portal de Angola
Informação ao minuto

Anunciada reposição da ponte sobre o rio Lukulu no Soyo

IMAGEM ILUSTRATIVA- RIO ZAIRE (FOTO: LILIANA RAMOS LISA)

Angop

Uma nova ponte metálica com a capacidade para suportar até 50 toneladas de peso será instalada este ano sobre o rio Lukulu, no Soyo, província do Zaire, para encurtar a distância entre a comuna do Quêlo e a sede municipal.

A Administradora municipal, Lúcia Maria Tomás, que anunciou quarta-feira, esta intenção, disse que a infraestrutura já foi adquirida e trabalha-se na avaliação das propostas das empresas que se candidataram para este projecto que está inserido no Programa de Investimentos Públicos (PIP) de 2019.

Adiantou que a ponte terá 50 metros de comprimento, com duas faixas de rodagem, e vai fazer com que as populações da comuna de Quêlo deixem de percorrer 125 quilómetros de estrada que passa pela comuna de Mangue-Grande e voltarão a utilizar o percurso normal de 84 quilómetros, para se deslocarem à cidade do Soyo.

Disse que com a reposição desta ponte destruída há 35 anos, em consequência do conflito armado, poderão ser reduzidas as assimetrias entre as populações das aldeias e comunas do interior e as áreas urbanas.

O município do Soyo, situado no litoral norte da província do Zaire, subdivide-se em seis comunas: Sede, Mangue-Grande, Sumba, Pedra do Feitiço e Quêlo. Esta circunscrição tem uma população estimada em 227 mil e 175 habitantes.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »