Portal de Angola
Informação ao minuto

Angola reafirma aposta em nova aliança África – Europa

MANUEL AUGUSTO, MINISTRO DAS RELACÇÕES EXTERIORES - ARQUIVO (Foto: Angop)

Angop

O ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, manifestou, quarta-feira, em Lisboa (Portugal), a disponibilidade de Angola contribuir para a construção de uma nova aliança África – Europa.

Manuel Augusto, que fazia uma abordagem sobre “África e Europa num mundo multi-polar ”, na Conferência Anual Empoderamento Europeu, salientou que alguns países africanos continuam a lutar com o legado do colonialismo, guerras civis, terrorismo, corrupção, falta de infra-estruturas, problemas ambientais e de desenvolvimento, mas também têm um enorme potencial com recursos naturais ricos e uma população jovem.

De acordo com o ministro, Europa e África devem encontrar um roteiro de cooperação que permita fortalecer o desenvolvimento sustentável e contribuir para uma parceria mutuamente vantajosa.

Relativamente à migração, Manuel Augusto disse ser uma situação que deve ser tratada numa perspectiva de longo prazo, pois pode contribuir para ultrapassar alguns desafios sócio-económicos em África e na Europa.

Embora as relações entre a Europa e África tenham contornos estratégicos para ambos, os países africanos estão inclinados a reconhecer que os ganhos reais entre os dois continentes são desproporcionais, uma vez que África continua a ser vista como um mero fornecedor de matéria-prima e mercadoria para a insdustria líder na Europa.

O encontro, que decorreu durante dois dias, contou com a presença de actuais e antigos dignitários de diferentes continentes que, ao lado de diversos especialistas, abordam temas que têm a ver com a melhor relação entre a Europa e os seus parceiros intercontinentais.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »