Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Roubo de cabo eléctrico deixa Kilamba com uma linha de abastecimento

Centralidade do Kilamba (Foto: D.R.)

O roubo de 30 metros de cabos eléctricos de média tensão, há oito dias, deixou a Centralidade do Kilamba, no município de Belas, em Luanda, a ser abastecida por apenas uma linha de energia.

O porta-voz da Empresa Nacional de Distribuição Electricidade (ENDE), Pedro Pinto Bila, disse à Angop que elementos não identificados destruíram as calhas onde passavam os cabos, tendo afectado os condutores de uma das linhas que servia de alternativa.

Na noite do furto (quinta-feira, 20) a Centralidade do Kilamba ficou aproximadamente quatro horas privada do fornecimento de energia eléctrica.

Neste momento, o fornecimento de electricidade a Centralidade está ser feito com normalidade, mas caso haja uma anomalia no sistema não haverá uma reposição imediata, devido a vandalização da segunda linha, que servia de alternativa.

O responsável, que não precisou os prejuízos causados a empresa, adiantou que são avultados e que o material roubado é escasso no país.

Pedro Bila garantiu que o material roubado deverá ser substituído, mas não avançou prazos.

Reafirmou que o roubo de cabos eléctricos serve para alimentar o mercado de cobre, dominado maioritariamente por cidadãos estrangeiros.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »